Oradores

ANDRÉ VIEIRA DE CASTRO

Medalha de Ouro nas Olimpíadas Nacionais de Informática em 1993, este Gestor (U.Porto 1999) esteve sempre ligado a atividades empreendedoras. E nem sempre suas! Preside à ARGACOL – TINTAS E VERNIZES, S.A. e também ao BIC MINHO – Oficina da Inovação, S.A. É igualmente Vice-Presidente da A.I.Minho, da A.P.Tintas e do OBEGEF (Observatório da Fraude), entre outras. É membro de vários painéis de reflexão económico-social (Observatório Distrital do Emprego, Plataforma para o Crescimento Sustentável, …) e Júri em vários concursos de empreendedorismo.

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ANTÓNIO BRANCO

António José Pires Almor Branco, licenciado em Engenharia Electrotécnica e quadro da EDP Distribuição. Atualmente, preside a Câmara Municipal de Mirandela e a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro.

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ARTUR CRISTÓVÃO

Professor Catedrático do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão e Investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTA. Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em 1978. Mestre e Doutor em Educação Contínua e Vocacional, especialidade de Extensão Educativa, pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, em 1986. Investigador e Coordenador de diversos Projetos de Investigação nas áreas da Extensão Educativa e do Desenvolvimento Rural, com ênfase nas seguintes temáticas: Sistemas de Agricultura, Atividades Alternativas e Criação de Emprego em Áreas Rurais; Produtos Locais de Qualidade; Organizações e Agentes de Desenvolvimento Local. No campo dos Produtos Locais de Qualidade são de referir os estudos sobre produtos DOP/IGP de Trás-os-Montes, microproduções e desenvolvimento local no Douro-Duero e circuitos curtos de comercialização.

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CARLOS FERREIRA

Formador no curso “Higiene e Segurança no Trabalho”, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança
Professor convidado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no âmbito do mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente
Professor convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito do mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente
Formador convidado na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, nos módulos de poluição atmosférica
Perito Qualificado no âmbito do RSECE-QAI relativamente à Certificação Energética e Qualidade do Ar interior em edifícios
Perito técnico nas auditorias internas à SondarLab, para todos os ensaios no âmbito da acreditação, nomeadamente CO, NOX, O3, SO2, Partículas Atmosféricas PM10 /PM2.5 / PTS
Membro da CTal- Comissão técnica de acreditação de laboratórios, no seio do IPAC, com vista à uniformização dos critérios dos auditores
Membro da CT 71 – Qualidade do Ar
Membro da CT, com participação em trabalhos de normalização de métodos para caracterizar a qualidade do ar e análise e elaboração de normas referentes à medição emissões de fontes fixas e qualidade do ar ambiente fora dos locais de trabalho
Presidente da Comissão RELACRE/IPAQ Emissões Gasosas
Possui algumas publicações na área da tecnologia ambiental
Sócio Gerente e fundador da CVAA – Centro de Vibro-Acústica Aplicada, Lda.
Sócio Gerente, Fundador e Diretor Operacional da SondarLab – Laboratório da Qualidade do Ar, Lda.
Sócio Gerente do LMeG – Laboratório de Metrologia de Gases, Lda.
Sócio Gerente da QUAMBIS – Consultores Qualidade Ambiente e Segurança, Lda.
Sócio Gerente da UVW – Centro de Modelação de Sistemas Ambientais, Lda.

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FERNANDO REAL

Atual presidente da Fundação Côa Parque – Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa e do respetivo museu. Nasceu no Porto há 61 anos, integra os quadros do Instituto dos Museus desde o início da década de 1980. Entre 2002 e 2007 dirigiu o Instituto Português de Arqueologia (IPA) e coordenou o grupo de trabalho que acompanhou a construção do Museu do Côa, sendo normalmente visto como o “pai do projeto”. Professor universitário e quadro superior do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico. É também professor convidado de Arqueologia na Universidade Nova de Lisboa.

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FILIPE CARRACO DOS REIS

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduado em Direcção de Empresas – Indústria da Construção pela Universidade do Porto, conta com mais de 6 anos de experiência profissional, maioritariamente desenvolvidos nas áreas do abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais. Integra o quadro da CTGA, Lda., desde 2005, assumindo desde 2007 funções de sócio-gerente e simultaneamente funções de direcção, gestão e fiscalização de obras e ainda funções como técnico superior na elaboração de projectos de hidráulica urbana e tratamento de águas residuais. Possui experiência no dimensionamento, modelação e simulação de sistema de abastecimento de água e drenagem de águas residuais (pluviais) em softwares como SewerCAD®, StormCAD®, WaterCAD® e PondPack® (integram todos a prestigiada marca Bentley Systems). Participou na concepção de projectos como os dos sistemas de drenagem e tratamento e águas residuais (SAR) dos municípios de Castro Daire e Vila Nova de Paiva e pertencentes à Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e no projecto de beneficiação e ampliação da ETAR da Quinta da Bomba, dos SMAS de Almada. Integrou a equipa de fiscalização das obras de beneficiação da ETA da Maçarico e da ETAR dos Transportes Mariano, da obra de remodelação da ETAR da Movecho e das empreitadas de execução da ETARI e da remodelação da RDAR da Kraft Foods.

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JOANA PRATAS

Depois de onze anos a viver (estudar e trabalhar) em Lisboa, Joana Pratas decidiu deixar o cargo de Responsável de Comunicação da FOX International Channels em Portugal (canais do universo FOX, National Geographic e BabyTV), que exerceu durante 3 anos, e apostar numa carreira como Consultora em Comunicação e Relações Públicas. Está no Douro desde Junho de 2011 e tem, actualmente, como clientes os produtores de vinho Herdade das Servas (Alentejo), Lavradores de Feitoria, Quinta do Pôpa e Real Companhia Velha, a par com o infowine.forum 2012, que se realiza em Vila Real nos próximos dias 30 e 31 de Maio. Para além da comunicação, está para breve o lançamento da marca de vinhos h’OUR (Douro), um projecto desenvolvido em conjunto, mas iniciado pelo marido.
Frequentou o primeiro ano de Química na Faculdade de Ciências, mas foi em Comunicação Empresarial, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), que se licenciou. Iniciou a sua actividade profissional em 2003 com um estágio no Departamento de Comunicação da ESCS, instituição de ensino onde foi ainda assistente no projecto de investigação “Comunicadores Organizacionais: Tipos, Perfis e Funções”. Ainda a terminar a licenciatura propôs-se a integrar a equipa da agência de comunicação Imago (actual Imago Llorente & Cuenca), onde acabou por exerceu funções de consultoria em comunicação, planeamento e organização de eventos, e gestão de clientes, entre 2004 e 2007. Absolut, Bial, Europ Assistance, Galp Energia, Grupo Onyria, MTV e Nickelodeon, PrimeDrinks, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Sonae Distribuição e Tecnovia foram alguns dos clientes que trabalhou.
Em paralelo deu formação no curso de Técnico de Organização de Eventos na etic_escola técnica de imagem e comunicação, em Lisboa.

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JOSÉ ADRIANO

Licenciado em Informática de Gestão; Mestre em Informática, Dissertação com o tema: Ensino da Língua Gestual Assistido por Personagens 3D Virtuais – Universidade do Minho (UM); Doutorando em “Ambientes Virtuais Povoados com Simulação Eficiente de Deteção de Colisões e Planeamento de Trajetos em Navegação Realmente 3D” – (UM); Área de docência: Assistente de 2º Triénio – Dep. Informática e Comunicações na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB; Responsável pelo laboratório de Sistemas de Informação e Multimédia (LSIM); Dep. Informática e Comunicações (ESTIG); Outra formação: desenvolvimento Oracle para a Web – Jdeveloper; Opções 9i com PL/SQL e Oracle Portal; Administração Oracle 10g (40 horas) Certificação Oracle Portugal; Curso Introdução SAP (12 horas; Curso Blender (56 horas); Foi Gestor Financeiro – Empresa de Telecomunicações de Bragança; Professor do Ensino Secundário na área de Informática. Membro da equipa de desenvolvimento, coordenação, administração e execução de projetos I&D

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JOSÉ CARLOS BRANCO

Laborial – função desempenhada: Administrador
Mafirol – função desempenhada: Diretor geral
Licenciatura em Engenharia Mecânica na F.E.U.P
Grupo Amorim: Engenheiro da Produção

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JOSÉ MENDES

Vice-reitor da Universidade do Minho de Infraestruturas, Inovação e Projetos Especiais; É Professor Catedrático de Nomeação Definitiva do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade; É doutorado (1993) em Engenharia Civil pela Universidade do Minho. Completou os programas de pós-graduação Driving Government Performance (INA/Harvard University, 2004), Innovation for Growth (COTEC/North Caroline State University, 2006) e Mini-MBA (Escola de Negócios do ISCTE, 2006). Entre 2006 e 2009, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor de Inovação da sociedade anónima Innovation Point, S.A., período durante o qual não exerceu atividade em exclusividade na Universidade. Entre 2002 e 2005, foi sucessivamente Pró-Reitor e Vice-Reitor da Universidade do Minho, tendo assumido as seguintes funções: Planeamento Estratégico, Relações Externas no Âmbito do Desenvolvimento e Ordenamento do Território, Investimentos e Gestão de Instalações e Qualidade de Vida nos Campi. Foi Vice-Presidente da Escola de Engenharia (2001-02) e Diretor do Departamento de Engenharia Civil (1997-99). Por nomeação do Ministro da Ciência e Ensino Superior, foi Representante Nacional na Ação COST C12 (2000-04) e Promotor de Bolonha (2004-05).
Tem sido, desde 2001, consultor e avaliador das seguintes entidades internacionais: European Commission (DG Research, Brussels); Education, Audiovisual and Cultural Executive Agency (EACEA, Brussels); European Training Foundation (ETF, Torino); Natural Environment Research Council (NERC, UK). Ao longo da sua carreira académica, foi investigador e professor convidado em diversas Universidades em Portugal, Itália, Polónia, Brasil e Moçambique. A sua obra científica está publicada em 5 livros e mais de 60 artigos científicos, tendo orientado 5 doutoramentos, 12 mestrados (pré-Bolonha) e 5 pós-doutoramentos. Foi distinguido com o Sendai Prize (2003, Sendai, Japão), Prémio Fundação António d’Almeida (1989) e Prémio Associação Industrial do Minho (1987).

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MANUEL CABRAL

Atualmente presidente IVDP
È quadro da REFER- E.P. É licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus (dominante económica) pela Universidade Católica Portuguesa, Porto, doutorando pela Universidade da Corunha (obteve a suficiência investigadora em 2003) e Auditor do Instituto da Defesa Nacional (CDN-94).
Foi Chefe do Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Luís Valente de Oliveira (2002-2003), Adjunto do Presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte (1991-2001) e Chefe do Projeto do Eixo Prioritário 3 da Intervenção Operacional Regional ON-Operação Norte (2001-2002). Exerceu funções docentes na Universidade Fernando Pessoa, onde locionou Finanças Públicas e Finanças Regionais e Locais (1995-98), foi Secretário-Geral da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas, Bordéus (1998-2001), Presidente da Associação Bienal da Prata, Lamego (2000-2002); Diretor-adjunto do Jornal O Primeiro de Janeiro (1990-91), assessor da Fundação de Serralves (1993-95) e autarca na Assembleia de Freguesia de Nevogilde, Porto, eleito em 1993 e 1997.
É Diretor Municipal dos Serviços da Presidência da Câmara Municipal do Porto desde 20 de Maio de 2003. É Gestor do Europe Direct Porto (desde 2005), membro da Comissão Executiva Delegada da Fundação Luso-Espanhola Rei Afonso Henriques (desde 2006), Vice-Presidente da Alliance Française do Porto (desde 2006), Vice-Presidente da Agência de Energia do Porto (desde 2007) e Professor Auxiliar convidado da Universidade Lusófona do Porto.
É comendador da Ordem da Honra, da Grécia (2002) e do Mérito Real, da Noruega (2008), Oficial da Ordem do Mérito Agrícola, da República Francesa (2005) e Cavaleiro da Ordem da “Stella della Solidarietà Italiana” (2008).

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MARCO BARBOSA

Marco Barbosa, jovem empreendedor, apaixonado por viajar, por conhecer novas pessoas, línguas, culturas, tradições e mentalidades, a sua imensa vontade de interpretar e aprender novas tecnologias e processos de resolução de problemas conduziu-o ao 4º lugar a nível mundial no concurso de ideias Microsoft Imagine Cup 2008, em Paris. Após esse feito, foi-lhe proporcionado a oportunidade de dar seguimento ao projeto com que atingiu o referido resultado, já que obteve financiamento para o seu desenvolvimento, ou então procurar algo de novo, que eventualmente tivesse um maior potencial de crescimento e que permitisse concretizar o seu sonho de fazer algo que pudesse mudar um pouco o mundo. Após vários dias fechado em casa a investigar uma oportunidade de negócio que pudesse deter o potencial pretendido, o Marco conclui que a ideia teria de assentar nos 4 mercados que estavam em maior crescimento – a web, as redes sociais, o mobile e o comércio eletrónico. Desta forma surgiram os primeiros traços do projeto “bewarket”, projeto esse que acarreta consigo o conceito de social commerce no seu expoente máximo, sendo possível comprar, vender, doar e revender artigos com os amigos, pessoas por perto, e toda a rede do Facebook. Através da “bewarket” é ainda possível seguir e avaliar outros utilizadores e produtos, assim como saber antecipadamente qual a opinião que os amigos possuem sobre o que alguém procura. Desta forma, é possível aumentar exponencialmente o alcance da venda, fazendo com que seja publicitada e revendida por outros utilizadores, despertando ainda a responsabilidade social de cada indivíduo.

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 MARCO MAGALHÃES

Licenciado em Engª Florestal na UTAD
Pós-Graduação em Ciência e Sistema de Informação Geográfica no ISEGI-UNL
Colaborador em diversos projetos de investigação da UTAD.
Membro fundador da Gistree – Sistemas de informação Geográfica, Floresta e Ambiente, Lda

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 OLGA SAKELLARIDES

Licenciada em Economia pelo ISEG – Universidade Técnica de Lisboa. Coordenadora de Marketing na Optimus, onde está desde o lançamento da empresa em 1998. Nos últimos 3 anos gere a Academia Optimus Negócios, apoiando o recrutamento da força de vendas dos Agentes Oficiais da Optimus e gerindo a formação e plano de incentivos das equipas comerciais, no âmbito de um Programa de Certificação Comercial.

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PATRICIA OLIVEIRA

2010 – Pós-Graduação em Gestão – EGE (Univ. Católica); 2005 – Pós-Graduação em Gestão Estratégica e de Recursos Humanos pela A.P.G. 1998 – 2003  - Licenciada em Psicologia pela Univ. Minho. Desde 2008 até à atualidade (Entidade Empregadora Grupo MCoutinho). Função: Responsável pelo Desenvolvimento Organizacional. ou seja, responsável por garantir as políticas e procedimentos definidos pela Direção de RH, tendo em consideração o alinhamento com a estratégia global da organização. 2004 a 2008 – Entidade: SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação). Função Consultora. Responsabilidades: Coordenação e gestão do processo de Recrutamento e Seleção e Responsável pela gestão de formação financiada

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PAULA SOARES

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e vários cursos de Caching e Desenvolvimento Pessoal.
Entrou na Faurecia Bragança em Fevereiro de 2005 como Técnica de Recursos Humanos sendo responsável pelas áreas de envolvimento dos colaboradores, gestão da formação, recrutamento e seleção e gestão de pessoal. Em Novembro do mesmo ano, assume a função de Responsável de Recursos Humanos, cargo que ocupa desde então, fazendo gestão de uma equipa de 2 pessoas.
Consultora de Recursos Humanos no período de Agosto de 2004 a Janeiro de 2005 foi apoiando PME’s no diagnóstico, definição e implementação de metodologia tendo em vista a estratégia de negócio.
Responsável pela área de R&S em empresa de consultoria no período de 2001 a Agosto de 2004, sendo responsável pela definição do Plano de negócio e sua concretização.
Consultora Sénior em empresa de Consultoria nas áreas de consultoria em R&S desde 1998 executive search, desenvolvimento de competências pessoais e organizacionais.

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PAULO FERREIRA

Sócio da BDO desde 1992, com experiência em auditoria de cerca de 29 anos. Com a qualificação de ROC (Revisor oficial de Contas), tem sido responsável por auditorias, não só em empresas de média e grande dimensão, em inúmeros setores de atividade, mas também em Institutos, Universidades, Municípios, Associações Empresariais, etc. Responsável pelo escritório do Porto da BDO desde o seu início, em 1991. Sócio responsável pela área de Risk Management da BDO Portugal.

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 PAULO GONÇALVES

Formação na área da Construção, integra o Departamento Comercial como Gestor de Produtos na Secil Argamassas desde 2005.
Destaca-se a experiência na área de prescrição, no apoio técnico em projeto e em obra e a participação em diversos fóruns com o tema das Argamassas Secas.
Colabora com o Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Secil Argamassas na conceção de novas soluções em argamassas industriais para a construção.

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PAULO SANTOS

Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra (1998), com especializações em projetos de investimento pela mesma universidade (2004), e em Gestão de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (Incubadora Fórum 2004-2006);
Diretor Executivo da Incubadora de Empresas Tecnológicas do Instituto Pedro Nunes/ Universidade de Coimbra, desde 2001 (principais responsabilidades e tarefas: coordenação geral das atividades; consultoria, serviços de apoio e avaliação de empreendedores nas áreas de gestão e planeamento estratégico; promoção da cooperação entre empresas incubadoras e os diferentes grupos investigação e departamentos da Universidade de Coimbra; coordenação de cursos de formação nas áreas de empreendedorismo e planos de negócios; apoio na preparação e gestão de projetos de investimento nacionais e europeus.
Diretor da área de desenvolvimento de Negócios e Departamento de Internacionalização na Crioestaminal – Saúde e tecnologia, S.A. Uma empresa biotecnológica muito bem-sucedida criada na incubadora de Empresas co Instituto Pedro Nunes, desde 2008; membro da direção da Cord Blood Europe – Associação Europeia de Bancos de Células Estaminais, desde 2009; Membro executivo do Conselho Executivo do INOV C – Plano Estratégico e de Inovação para a região Coimbra-Leiria, desde 2010.

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PEDRO SARAIVA

Doutoramento em Engenharia Química (MIT); Agregação em Engenharia Química (FCTUC); Desempenha os cargos de: Professor Catedrático da Universidade de Coimbra; Administrador da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), SA, e, em representação desta, Administrador da SPI Ventures, SA, bem assim como da Creative Wings, SGPS; Presidente do Conselho Consultivo do Clube de Empresários de Coimbra; Membro do Conselho Consultivo do Exploratório Infante Dom Henrique e da Comissão de Estratégia da Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica (APICER); Participação esporádica, enquanto autor, orador, perito, formador (cursos breves), avaliador ou consultor em atividades e projetos nas áreas da Qualidade, Inovação e Empreendedorismo do Conselho para a Qualidade e Avaliação do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Membro da Assembleia Geral da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ).
Integra o grupo de Grupo de Trabalho: Elaboração de uma Lei de Bases da Qualidade, Inovação, Competitividade e Empreendedorismo
Exerceu cargos deVice-Reitor da Universidade de Coimbra (2007-2009); Pró-Reitor da Universidade de Coimbra (2003-2004 e 2005-2007); Membro do Conselho de Administração do BIOCANT, Centro de Inovação em Biotecnologia (2005-2009); Consultor da Presidência da República para o Ensino Superior (2006-2009) Presidente da CCCDRC-Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (2004-2005); Monitor (1985-1987), Assistente Estagiário (1987-1989), Assistente (1989-1993), Professor Auxiliar (1993-2002) e Professor Associado (2002-2010) da Universidade de Coimbra.
Detém algumas obras publicadas no âmbito do Empreendedorismo.
Possui Títulos académicos e científicos: Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e da American Society for Quality; Detentor do título de Especialista em Engenharia e Gestão Industrial no âmbito da respectiva especialização pela Ordem dos Engenheiros; Associate Member da International Academy for Quality; Comissões Parlamentares a que pertence; Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública [Suplente]; Comissão de Economia e Obras Públicas [Coordenador GP]; Comissão de Educação, Ciência e Cultura [Suplente].
Condecorações e Louvores; Primeiro laureado com o Prémio Feigenbaum (www.asq.org), referente ao ano de 1998, atribuído pela ASQ (American Society for Quality).

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RICARDO CIBRÃO

Managing Partner da Brilhante | Coaching & Excellence
Certified Professional Coach
Certified Professional Coaching Trainer Licenciado em Gestão de Empresas
Pós-Graduado em Tecnologias da Informação e da Comunicação

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 RICARDO LUZ

Sócio Fundador e Diretor Geral da Gestluz
Consultor em Gestão e Sustentabilidade; Formador em Gestão, Estratégia, Gestão da Relação com Clientes, Dinâmica de Vendas e Sustentabilidade
Fundador e Presidente do Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto, Fundador e Vice-Presidente da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels, Vice-Presidente da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas
Sócio e Diretor da Designarte – Imagem e Comunicação, Lda.
Acionista e Administrador da FluidInova – Engenharia de Fluídos, S.A.
Orador em Seminários, Colunista em Jornais e Revistas
Licenciatura em Economia, pela FEP
Programa Avançado de Jornalismo Político, pela Univ. Católica Portuguesa
Especialização em Gestão e Engenharia Industrial
Master of Sustainability & Design, pela Cranfield University, UK

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RITA FRANÇA FERREIRA

Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas com uma especialização em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e pós graduação em Marketing Relacional pelo ISCTE. Atualmente, assume a responsabilidade da área de Estratégia e Marketing da Ericsson Telecomunicações em Portugal, na qual ingressou em 2007, contando já com uma vasta experiência como Media Solutions Manager na área de multimédia. Iniciou a sua carreira na área do retalho, na Sonae Sierra, onde assumiu as responsabilidades na área de e-marketing dos centros comerciais daquele grupo.

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RUI FERREIRA

Natural de Freixo de Espada à Cinta há 23 anos. Desde cedo demonstrou grande interesse pela escrita e pela fotografia. Depois de concluir o 9º ano de escolaridade em Freixo de Espada à Cinta, aos 14 anos foi estudar para a cidade de Bragança, frequentou a Escola Secundária Emídio Garcia (2003 – 2006), no ano a seguir a Escola Secundária Miguel Torga. Fez parte da Associação de Estudantes. Em 2007 muda-se para Vila Real, onde iniciou a Licenciatura em Comunicação e Multimédia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2007-2010). Pertenceu no ano de 2010 ao Núcleo de estudantes do curso de Comunicação e Multimédia. Fez parte também da organização da primeira mostra multimédia – SPAM. Trabalhou como Relações Públicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com o grupo Andrómeda. Atualmente frequenta o Mestrado em Ciências da Comunicação, variante de Relações Públicas e Publicidade. Trabalha atualmente como Freelancer na área da fotografia, elaborando fotorreportagens nas mais diversas áreas. Foi, ainda Manager da Zona Norte e Booker do Violinista Tiago Paiva (www.myspace.com/violinistatiagopaiva). É mentor/responsável do projeto Fotografar Vila Real – I edição, um projeto realizado em Novembro de 2010, com a participação especial do fotógrafo Rui Oliveira – Global Imagens, entre outros. Em Janeiro de 2011, começa a estagiar na PressNordeste como Editor Multimédia e Jornalista. Atualmente é diretor de fotografia do projeto “Turista em Portugal – UTAD”. Em Fevereiro do mesmo ano foi autor da exposição fotográfica intitulada como “Um olhar diferente sobre Trás-os-Montes”, realizada no Complexo Pedagógico da UTAD. Em Abril de 2011, a mesma exposição fotográfica percorrerá o País, de Norte a Sul. Este projeto, faz assim parte de um conjunto de atividades pertencentes ao Ano Internacional da Juventude. Bastantes projetos invadem a mente de Rui Manuel Ferreira, os quais aos poucos serão alcançados. Em Abril de 2011 é mentor/responsável do projeto Fotografar Bragança – I edição e do projeto Fotografar Santa Marta – I edição. Em Abril de 2011, inicia a sua carreira como fotojornalista da Global Imagens (Jornal de Noticias / Diário de Noticias / Jornal O Jogo / Revista NS / entre outros). Em Novembro de 2011, realiza o Fotografar Vila Real – II edição, tem a sua exposição “Um olhar diferente sobre Trás-os-Montes” exposta no Teatro de Vila Real. No mesmo mês é selecionado e torna-se um dos oradores do 15º Ignite Portugal. Em 2012, inicia o seu estágio no Departamento de Letras Artes e Comunicação (DLAC) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em Fevereiro de 2012, realiza um projeto desejado desde à muito tempo pelo próprio! Cliques Comunicativos torna-se assim o primeiro clube de fotografia criado no curso de Ciências da Comunicação e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Rui Manuel Ferreira, como mentor deste projeto, através do mesmo, pretende que profissionais e alunos partilhem a sua experiência e exponham o seu trabalho fotográfico. Em Março de 2012, é mentor do projeto Mentes Talentosas. Um projeto apresentado no dia 24 de Março de 2012 no Complexo Pedagógico. No dia 19 de Março integrou o painel de oradores do Ativo 2012. Em Março de 2012 foi ainda responsável e principal organizador do 19º Ignite Portugal – Vila Real e representante do Ignite Portugal em Trás-os-Montes.

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SANDRA TAVARES DA SILVA

Licenciada em engenharia Agronómica, em Lisboa, especializou-se em Itália em Enologia
Trabalhou na Niepoort; desde 2003 trabalha na Quinta do Vale D. Maria, perto do Pinhão.
Desde 2001 é proprietária de uma pequena quinta em Vale de Mendiz e onde nasce o seu projeto o vinho o Pintas.
Em tempos de estudante foi modelo em passerelles de Paris, Milão e Londres e teve a possibilidade de viajar e de se divertir.

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SÓNIA COUTINHO

Responsável pelos Estágios de Verão BESup e pela área de oferta e comunicação para universitários do BES
Percurso profissional no sector financeiro, na área de marketing
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e Pós Graduação em Gestão de Instituições Financeiras pelo INDEG/ISCTE

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TIAGO CARVALHO

Tem 32 anos, é Bioquímico, Doutorado em “Computational Neuroscience”, e fez investigação científica em diferentes laboratórios em Portugal, na Alemanha, na Suécia e nos Estados Unidos. Atualmente é o CEO da LabOrders, uma start-up que desenvolve software para laboratórios de investigação científica.
Como aluno do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina esteve 5 anos na Universidade da California Los Angeles (UCLA) a tentar perceber como o cérebro funciona, e em 2009 foi distinguido com o “Eva Kavan Prize for Excellence in Research on the Brain”. Foi também Vice-Presidente da “Portuguese American Postgraduate Society (PAPS)”.
Decidiu regressar dos Estados Unidos para dar o seu contributo em Portugal e fundou a LabOrders, uma plataforma de gestão de encomendas de material de laboratório, que num único sítio junta Fornecedores e Cientistas. Ao reduzir drasticamente o tempo despendido a encomendar um produto/reagente, a LabOrders aumenta de forma imediata a produtividade do Cientista, permitindo que se concentre na sua atividade de investigação.
O Tiago é um fã de Portugal e investe tempos infinitos a convencer os amigos a apreciar o nosso país, salientando as oportunidades existentes

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TIAGO COSTA

Tiago Costa, de 26 anos, natural de Vila Real.
Desde cedo que o Tiago demonstrou o seu fascínio pelo Associativismo Juvenil, participando regularmente em movimentos e ações juvenis. Em termos académicos, pertenceu à Associação de Estudantes da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e ao Núcleo de Estudantes de Eng. Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, estabelecimento de ensino onde concluiu o curso de Eng. Informática, formando-se mais tarde na área de multimédia avançada e música.
Com apenas 17 anos, Tiago Costa representou Portugal nas Jornadas Mundiais da Juventude na Alemanha, levando Portugal a um público internacional de 800.000 jovens, tendo ainda regressado mais tarde a este país com uma bolsa de estudo. O jovem já lecionou em 3 escolas no distrito de Vila Real, e em 2005 assumiu a presidência da Associação Jovens do Marão, tendo desenvolvido com a sua equipa várias ações nacionais. Em 2010 assumiu a presidência da Associação WAVEMOMENT, e atualmente lidera projetos como a Music’s cool (Ensino de música), Tuna Juvenil de Vila Real, Clube de Génios (Apoio escolar),Um paraíso em Trás-os-Montes (Livro da Cidade de Vila Real), Missão solidária 2012 (Apoio aos mais carenciados na região), assim como os Planos de formação de base tecnológica. Autoassumindo-se como otimista e lutador, Tiago Costa acredita que o melhor talento que alguém pode ter é a dedicação. É acerca desta dedicação, empenho e paixão que este jovem empreendedor fala em público.

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TOMÁS ROQUETTE

Após terminar o ensino secundário em Portugal iniciou um período de 2 anos em Inglaterra – Londres e Oxford onde concluiu os seus estudos de Inglês e Marketing Internacional.
Em 1994 juntou-se a seu pai e seu irmão (Jorge e Miguel Roquette) no desenvolvimento do projecto de produção de vinhos na Quinta do Crasto.
Actualmente é membro executivo do Conselho de Administração da Quinta do Crasto S.A. onde acumula também a função de Director de Produção, supervisionando o importante trabalho das equipas de viticultura e de enologia de empresa.
Ao longo dos últimos anos esteve directamente envolvido nos projectos de crescimento levados a cabo na empresa, começando pela vinha (o mais importante para a qualidade dos vinhos) com a expansão de mais 35 hectares plantados na Quinta do Crasto, com a construção das 2 adegas de vinhos tintos, novos armazéns, a nova cave de barricas, a recém adquirida Quinta da Cabreira, propriedade de 120 hectares dos quais 114 estão plantados com vinhas e a Quinta do Querindelo com 10 hectares de vinhas velhas.

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VITOR VERDELHO

Católica Porto – Centro de Incubação e Desenvolvimento de Empresas de Biotecnologia (CIDEB); Assessor for Entrepreneurship na Portuguese Catholic University – Porto Regional Centre Manager na InnoPhage – Innovative Bacteriophage Solutions, Lda ; Manager and Shareholder na A4F _ S.A.; Manager and Shareholder na Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas, S.A.; Manager and Shareholder na Necton, S.A. ; Licenciatura em Física – Ramo Científico – Física do Estado Sólido e Ciências dos Materiais pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Membro da Equipa de Economia Social da Católica Porto; Assessor para o Empreendedorismo no Centro Regional do Porto da Universidade Católica – Porto (2009-p). Acompanhamento das atividades de promoção do empreendedorismo e em particular o desenvolvimento de novas ideias de negócio e incubação de empresas nas diferentes áreas do CRP. A atividade tem-se desenvolvido no CiDEB – Centro de incubação e Desenvolvimento de Empresas, contando em Julho de 2011 +30 projetos empresariais em diferentes fases de desenvolvimento, incluindo os projetos de empresas sociais do Projeto SocialSpin; Administrador, Presidente CA e acionista · Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas, S.A. – Belamandil, Olhão (1997-p). Empresa de biotecnologia marinha especializada na produção de concentrados de microalgas para Aquacultura www.phytobloom.com e Cosmética – e ainda produção de flor de sal e sal tradicional www.necton.pt. A Necton resultou de um projeto de I&D iniciado na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica em Março de 1989 e é atualmente uma empresa de referência a nível europeu nos sectores em atua. Exporta cerca de 70% da sua produção, faz parte da rede de empresas inovadoras da COTEC e desenvolve projetos de I&D nacionais e europeus em diversas áreas relacionadas com as tecnologias marinhas. Tem funções globais de planeamento estratégico e de administração, acompanhando especificamente a Área de Inovação e a Área de Apoio de Gestão. Administrador, VCA e acionista · A4F – AlgaFuel, s.a. – biocombustíveis inovadores – Lisboa (2008-p). Empresa de bioengenharia membro da rede de empresas inovadoras da COTEC. Funções de Chief Development Officer, associadas à coordenação dos processos de inovação, conceção, desenvolvimento tecnológico e formulação dos modelos de negócio www.algafuel.pt

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